domingo, 13 de julho de 2014

O Futebol alemão como exemplo no controle do câncer,

Lendo o Diário do Pará, nesse dia de decisão da Copa do Mundo, no caderno dos esportes em reportagem "Apesar dos vira-latas, a Copa das Copas" comentando de que alguns dos pontos críticos da falta de sucesso do Brasil no desempenho do Brasil na Copa da Fifa. Nessa reportagem evidencia a derrota histórica de 7 a 1 para a Alemanha com a opinião da presidenta do nosso país com necessidade de mudanças ampla, que visaria entre outras coisas reter talentos no país. Dilma observou também que o Brasil é a sexta economia do  mundo e que daria condições para evitar a exportação em massa de seus jogadores. Nessa mesma constatação no discurso mostra a dificuldade dos combalidos clubes nacionais. Ela também fala do sucesso da organização fazendo jus ao título de Copa das Copas.
Todos tem direito de fazer qualquer tipo de comentário e gostaria de ser criticado ou elogiado pelas minhas observações, seja quais forem. Eu tenho alguns comentários a fazer. Vejamos abaixo:
1 - Que organização estamos falando? Das obras do entorno dos estádios? Do fluxo de ir ou vir, chamada de mobilidade urbana? Qual o balanço dessas obras? Sei muito bem, que pela paixão dos brasileiros as ruas das cidades ficaram desertas com presença somente das pessoas que foram aos estádios. E os aeroportos, estão prontos? Fiquei curioso, pensava que a organização do evento, fosse da Fifa, estou errado?
O verdadeiro show foi do povo brasileiro tornando verdadeiramente show de brasilidade. Brasilidade em companheirismo, em atendimento, em humanidade, em acolhimento, em participação entre tantas outras situações.
Todos os nossos erros e acertos de vida tem que ser trabalhado, exemplo do que aconteceu com a Alemanha. Favor estudar o que a Alemanha fez com o futebol. Eles merecem ser campeões (estou escrevendo antes do início da partida com a Argentina (não tenho nada contra nossos irmãos. Acho o Messi  até melhor do que Neymar. Ele trabalha com a equipe e não observo isso no Neymar. Esse é outra tema para discutirmos). Favor pesquisar sobre o trabalho dos alemães com o futebol para chegarem até a final das Copas das Copas.
Continuando a falar dos erros e acertos. Acho que os brasileiros assumiram bem a derrota. Eles sabiam que não tínhamos condição de vencer. Sabiam que o principal gestos da nossa federação não era o gestor dos nossos sonhos. Foi ele que trouxe o Felipão ( um dos responsáveis pela descida do Palmeiras para a segunda divisão do campeonato brasileiro). Felipão foi campeão mundial. Parreira também. Colocando-os na mesma equipe significaria sucesso? Não vamos discutir a situação dos nossos comandados. Fizeram o que sabem fazer e isso não é suficiente. Certo?
Voltamos ao que mais interessa., A fala da presidenta. Ela tem razão nesse comentário feito pelo Diário do Pará? Ela realmente entende de futebol? Como presidenta do Brasil (país com a sexta economia do mundo referida pela presidenta) enfrenta problemas sociais gravíssimo como a saúde pública brasileira contratando médicos cubanos como enfrentamento do problema? Problemas de segurança pública, educação, mobilidade urbana ainda existe? Sei muito bem que além da sexta economia mundial, pagamos impostos parecidos aos cobrados pelos países desenvolvidos sem o devido retorno.
O exemplo alemão nessa copa do mundo (mesmo que não seja campeão) é para ser seguido. Vamos nos programar para ser exemplo no controle do câncer. Certo?
Não conheço a Alemanha. Algum dia terei um prazer imenso em conhecer.
Alemães vocês deram show.