terça-feira, 3 de julho de 2012

Antenor Madeira: Liderança no controle do câncer

Antenor Madeira: Liderança no controle do câncer: É fácil falar em liderança quando vivemos em mundo de sonhos. Eu nunca ví nada escrito sobre liderança e sonhos.Temos que acreditar em algu...

Liderança no controle do câncer

É fácil falar em liderança quando vivemos em mundo de sonhos.
Eu nunca ví nada escrito sobre liderança e sonhos.Temos que acreditar em alguma "coisa" para propor idéias e essa coisa para mim é chamada de sonhos.
Sonhar em mudar e propor soluções é exemplo de liderança? Sonhar em propor saúde melhor junto aos nossos parceiros de vida é real? Falar que o câncer do colo uterino pode ser evitado e propor meios de acontecer é viável? Podemos fazer isso? E porque não fazemos? Todos nos fazemos parte dessa mesma viagem que é a vida.
Podemos afirmar que liderança é um atributo pessoal? Eu acredito que não. Acredito que temos esse atributo, só que ainda não foi despertado. Todos podemos nos tornar líderes. Eu acredito que todo cidadão consciente é líder.
Você já se imaginou no seu emprego e de que maneira poderá aplicar funções que são suas (são pagas para isso, seja qual for o seu trabalho) junto a sua área de atuação?
Você já imaginou existência de um determinado grupo de pessoas lideres? Não? Vamos ao um exemplo atual. O exemplo por mim escolhido foi a do clube espanhol Barcelona e da seleção da Espanha e que acaba de ganhar a Euro Copa. Eu fiquei feliz pelo que vi. Os dois times são parecidos. O campo era preenchido por todos. Todos unidos fazendo o que mais gostam de fazer cumprindo a sua função e dos outros. O jogo da decisão contra a Itália funcionava com uma orquestra. Tudo era fácil. Alguém comentou que eles se inspiraram no Flamengo da era Zico. A Seleção brasileira da época de Zico jogava tão bem que ganhou tudo. Mostrou ao mundo a beleza de jogar futebol. Só não ganhou a Copa do Mundo. Isso é liderança? Eu acho que sim. A vitória é uma meta. Não é a essência mais importante. Aquela seleção muito nos ensinou e muitos ainda não apreenderam.
O líder inspira, provoca e faz acontecer. O líder não ordena. Não é a sua maneira de tratar. As "coisas" acontecem porque o liderado sabe o que tem que fazer.
Estamos na véspera das Olimpíadas e da Copa do Mundo e precisamos com urgência de líder no campo e fora dele. O nosso técnico de futebol é líder? Eu acho que sim. É o bastante para ter sucesso? Eu acho que não. O que fazer?
O líder é o que resolve. Resolve mesmo? A burocracia geralmente é vencida pelo líder. Muitos chefes e que não são líderes concorrem com os próprios líderes tirando deles as autonomias e nada acontece. Isso é bom para o burocrata e ruim para a instituição. Tem alguns lideres que são mais ousados e não precisam de autonomias. Eles as faz não dando atenção para as burocracias da vida e faz acontecer.
O líder também é humano como qualquer um e também teme os riscos. Sabe das possibilidades e as enfrenta. Tem líder que passou a vida inteira apanhando da vida e de hora pra outra faz acontecer.
Voltando a falar em sonhos, Steve Jobs disse que cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.
E o sonho, liderança tem alguma relação com uma melhor eficácia no controle do câncer?
A resposta fica com vocês.