domingo, 29 de dezembro de 2013

Reveillon e câncer

 O réveillon é a maior festa de confraternização mundial.  Deveríamos fazer essa confraternização todos os dias da nossa vida e a fazemos num único dia. Comemoramos o alvorecer de um novo ano com futuro cheio de esperança desejando paz e prosperidade a todos. Esse ritual é muito rico. Levamos isso a sério, mesmo? Esse desejo com fé ocorre todos os dias da nossa vida?
A preocupação do réveillon vem desde a preparação da nossa ceia. Cardápios variados seguindo ritual prescrito por pessoas que recomendam esse ou aquele produto. As bebidas também seguem rituais que variam de acordo com o vícios de determinadas pessoas. A decoração geralmente permanece as utilizadas no Natal. Os trajes e as cores variam de acordo com a indústria da moda. É legal essa transformação. Temos que ter cuidado com os nossos gastos.
O réveillon geralmente é feito com as pessoas que se gostam,  seja amigos, família ou até mesmo desconhecidos que se envolvem de acordo com as propostas de vida como nas viagens, grupo de alpinistas, maratonistas, religiosos entre tantos sonhos de bem estar social.
Qual a relação do réveillon e câncer?
Estamos em mundo evolutivo com doenças sendo diagnosticadas mais precocemente, exames clínicos como da oncogenética intitulando-se como medicina do futuro diagnosticando a possibilidade de se ter o câncer. O melhor exemplo da oncogenética foi quando divulgado pela Angelina Jolie. Angelina retirou as duas mamas devido o altíssimo risco em desenvolver câncer de mama. Convém referir a evolução dos meios de tratamento como a cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
E essa proposta evolutiva continua com saneamento básico mais próximo de todos, imunizações, melhor perfil alimentar, melhores drogas com melhor controle das doenças infecciosas associados a outros fatores é que ganhamos uma melhor qualidade e alcançamos um ganho maior de vida. Estamos vivendo mais e melhor. Não é legal?
A oncogenética veio para lembrar que possuímos genes para o câncer e que não significa que iremos desenvolver essa doença. Devemos sim saber que esses gens podem ser ativados e essa ativação está relacionado com o nosso estilo de vida.
Devemos também lembrar que 35% dos tipos de canceres estão relacionados com hábitos alimentares inadequado, 30% relacionados ao tabaco, exposição inadequado aos raios solares, bebida alcoólica, stress entre outras.
A relação do réveillon e câncer é entender que precisamos sim mudar e que essa mudança seja no nosso dia a dia desejando com fé melhoria para todos e para nós mesmo. Procure um médico a converse com ele sobre os fatores de risco ao câncer e diagnostico precoce. Vale a pena mudar.