sábado, 3 de dezembro de 2011

batom e câncer

Bergen-Belsen foi um campo de concentração nazista no final da segunda guerra mundial com milhares de prisioneiros. A maioria doentes além de corpos espalhados pelo campo identificado após sua liberação.
A idéia não é reviver o horror da época com crianças e adultos entregue ao momento.Como imaginar motivos da desnutrição documentados e visto em foto e filmes . De que se alimentavam? Como eram tradados? Sou incapaz de discutir tal assunto. O que despertou interesse a mim, foi os materiais que vieram junto com a cruz vermelha británica.
A cruz vermelha levou a esse campo de concentração um grande carregamento de batom junto com alimentos, roupas e outras necessidades.
A pessoa que encomendou os batons tinha imaginação e sonho divino pela geniosidade e trato com o humano. Creio que contribuiram com a lembrança de existencia e beleza da vida em momento de desesperança, de tristeza e dor. As mulheres poderiam se embelezar e se sentir humanas.
É terrorismo comparar estado nutricional dos presos nos campos de concentração com estado terminal dos pacientes com câncer no mundo todo?Quem é o batom na nossa sociedade? Quem faz para que os nossos pacientes se sintam mais humanos? A AVAO em Belém executa esse papel com muita eficácia e carinho. A Ass. Colorindo a Vida está prestes a inauguram o seu cantinho de esperança e dedicação especial aos pacientes oriundos de outras cidades do nosso Estado do Pará. Existe outras instituições como a de Marabá denominada de AVOM, e a de Castanhal que se fazem mais presentes na nossa comunidade.
Espero que essas instituições tenha vida longa. Nos precisamos.
Para quem tiver coragem, favor assistir cenas da liberação de Bengen-Belsen no Youtube acessando http://www.youtube.com/watch?v=9iFFGbF_Yjo_