quinta-feira, 16 de junho de 2011

Antenor Madeira: A volta dos fumodromos

Antenor Madeira: A volta dos fumodromos: "A Sra. Teresa Coimbra, vereadora de Belém do Pará encaminhou e aprovou lei (precisa ser assinado pelo Sr. Duciomar Costa prefeito da cidade)..."

terça-feira, 14 de junho de 2011

A volta dos fumodromos

A Sra. Teresa Coimbra, vereadora de Belém do Pará encaminhou e aprovou lei (precisa ser assinado pelo Sr. Duciomar Costa prefeito da cidade) criando em espaços públicos, fumodrómos com exaustão adequada ao ambiente tratado. Alega que a livre escolha e os direitos iguais garantidos pela constituição.
É um assunto polémico que atrás dessa nuvem de fumaça está alguns fatos que temos que relatar. Veja abaixo:
1 - Eu acredito que a prevenção é o melhor remédio. Hoje, caso a população deixasse o fumo de lado, pelo menos grande percentual de canceres deixariam de existir. 30% é um bom número?
2 - Direitos de escolha, como referido pela Sra. Coimbra. Direito de dirigir alcoolizado? Direito de uso de outras tipos de drogas? Direito de não orientar as crianças que a educação é o melhor caminho? Direito dos garçons (no caso de restaurantes e bares) respirar ar poluído? Direito de colocar fumodrómos em hospitais e secretarias de saúde? Posso continuar em falar em direitos por várias horas.
Nos, população que elege os nossos representantes, esperamos que os mesmos nos ajude a lesgilar em prol da nossa sociedade. Esperamos que os nossos representantes fiscalize junto ao mandatário maior destinos dos recursos a serem aplicados na saúde. Que viabilize meios de apoio maior aos fumantes para que deixe o cigarro e respeite o direito de não poluir ambiente com o tabaco. Que viabilize meios para aqueles que ainda não experimentaram o fumo.
Algum personagem comentou (não sei se é verdade), que aquela pessoa mutilada pelo cigarro que aparece nas propaganda contra o fumo, só deixou de fumar quando os braços já tinha sido amputado pela doença . Engraçado, a própria doença é que ajudou o deixar de fumar. O braço dos nossos fumantes de Belém são esses fumodrómos? É isso que a nossa sociedade quer?
O poder público irá obrigar a iniciativa privada a construir esses fumodrómos?
Quem vai ser o responsável pela saúde dos garçons como relatado no exemplo acima? A prefeitura de Belém estará solidária a esse investimento de saúde/doença dos profissionais que trabalha em ambiente poluido pelo tabaco? Ou o responsável será o empresário? Já existe alguma lesgilação que apoie a justiça do trabalho?
Qual o papel das secretárias de saúde com relação a poluição tabagica? Terá meios de aferir tais poluições? Quem pagará tais multas, o empresário ou a câmara de vereadores? Prefeitura tem algum tipo de responsabilidade, caso aceite tal projeto?
O sindicatos dos médicos, publicou reportagem sobre o assunto e nessa publicação relatou que 3 colegas médicos abraçaram tal proposta. Eu tenho curiosidade de conhecer e entender os motivos que levaram os vereadores Abel Loureiro do DEM, António Vinagre e Raimundo Castro do PTB em apoiar tal projeto.
Ainda sobre direito, certa atriz global apareceu em publico com cigarro na mão. Ela pariu recentemente. Vocês já imaginaram (caso seja verdade e a vida mostra exemplos de mães que fuma durante a gravidez), é direito da criança em respirar o ar poluído no ventre materno?
Existe lei municipal do fumante? Existe lei do fumante em exigir menos aditivos no cigarro?
E a lei de ser proibido fumar em ambiente fechado. O Fumodrómo pode ser considerado como ambiente fechado?
Para a grande maioria dos médicos, o tabaco é a maior causa de doenças, de mais fácil prevenção, com que se confronta nas suas vidas profissionais.
O papel do médico no combate a essa epidemia tabágica é vital para a saúde.
O tabaco é o maior problema de saúde pública do mundo. É a maior causa de morte prematura nos países desenvolvidos, causa que pode ser prevenida.