terça-feira, 2 de outubro de 2012

Antenor Madeira: Onda verde e o câncer

Antenor Madeira: Onda verde e o câncer: Estava trabalhando e de repente senti falta do cafezinho. Fui até a sala ao lado degustar esse líquido maravilhoso. Notei a falta dos famoso...

Onda verde e o câncer

Estava trabalhando e de repente senti falta do cafezinho. Fui até a sala ao lado degustar esse líquido maravilhoso. Notei a falta dos famosos copinhos que foram elaborados para esse fim, que é o consumo deste liquido. Perguntei pelos copinhos aos colegas de trabalho quando percebi que a falta deste copinhos era estratégico. Os colegas estavam rindo e comentaram que estava proibido o uso daquele produto por ser de plástico. Continuei sem entender. A explicação veio a seguir como se não conhecêssemos o papel do plástico no mundo atual.
Você sabe o tempo que esse produto fica no meio ambiente para se degradar? Foi a pergunta que fizeram. Confesso que fiquei chocado com o que estava acontecendo. A resposta demorou a chegar. Olhei em volta e disse. Você está vendo esse objeto que colhe o lixo na nossa sala? É de plástico. As cadeiras em volta, são de que? E as mesas, computadores? Todos tem plástico. Os sacos de lixos hospitalares, seringas, entre tantas outras utilizadas no hospital são de plástico. Tudo relatado também está proibido?
Conclui dizendo, que precisamos é investir cada vez mais em plástico, principalmente em habitações, substituição da madeira por plásticos, carros, barcos, bicicletas entre milhares de produtos para ser consumidos. Continuei a tagarelar, concluindo usando a estratégia de sucesso que a educação é a chave mestra do sucesso e de que precisamos mesmo é investir em conhecimento.
No outro dia, no mesmo local de trabalho, estávamos saboreando o nosso cafezinho acompanhado do famoso copinho de plástico.
Depois de receber informação pelo Facebook originado dos Estados Unidos da América, pelo Irmão Joseph Browne (Foi meu professor e amigo, na época que cursava o colegial no Dom Amando em Santarém). A tradução/versão foi feita na observação do dialogo de jovem atendente de determinado super mercado e uma senhora idosa. O atendente questionou pedindo que a senhora trouxesse suas próprias sacolas, pois os sacos plásticos não eram bons para o meio ambiente. A mulher pediu desculpas e comentou que quando mais jovem não tínhamos a preocupação com o verde. O atendente disse que a preocupação com o verde é nosso problema hoje e que a geração passada não se importava o suficiente para tratar adequadamente  o meio ambiente. Ela disse que ele (o vendedor)estava certo. Na época, o leite consumido era em garrafa e este vasilhame voltava para o vendedor, como também acontecia com os refrigerantes e cervejas. O vendedor tomava providências de encaminha-las para as fábricas e assim era feito voltando novamente para o consumidor. Era um ciclo comum na época. Exemplo de verdadeira reciclagem. Muitos sacos de papeis eram muito utilizado por diversas vezes e por inúmeras coisas da vida como capas de livros escolares (garantir a propriedade pública). Os livros eram repassados a outros´alunos no ano seguinte. Naquela época subíamos escadas e agora tem escadas rolantes em todos os lugares. Naquela época, não existia fraldas de bebê (descartável). A roupa era secada no tempo e em varal (energia eólica e solar). Não havia máquina queimando energia. Naquela época tínhamos TV e rádio na casa. Hoje temos TV em cada quarto. Os serviços de correios não tinham o que tem hoje como isopor, plásticos e plásticos bolhas. Os cortadores de gramas não tinham combustível como os de hoje, como além estar de acordo com o verde, era saudável utilizar esse tipo de máquina (era uma verdadeira esteira que hoje se usa em qualquer academia de ginastica). Hoje os copos são de plásticos e os da época de vidros. As canetas eram recarregadas, as de hoje são jogadas foras e de plástico. Os barbeadores são elétricos ou de plástico descartáveis. Antigamente era uma navalha. Os transportes dá época era de bonde ou ônibus e as crianças usavam bicicleta. E hoje, como são? Quais energia do verde são utilizadas nos dias atuais?
E o câncer tem relação com os dias modernos contaminados pela falta do verde? E a obesidade? Doenças cardíacas? Diabetes?
Vocês tem algum comentário a fazer?