terça-feira, 13 de abril de 2010

Prevenção do Câncer do colo uterino.Uma nova abordagem?

 
Uma das armas mais importante no controle do câncer é a informação.
Existe canceres intimamente relacionados a hábitos inadequados de alimentação, alcoolismo, tabagismo, exposição solar. Existe também  determinados tumores que estão relacionados com a ignorância. E por falar em ignorância exemplificaremos o  cancer do colo uterino. Esse tipo de tumor está relacionado com o subdesenvolvimento, analfabetismo, pobreza entre tantos outros indicadores.
A informação é a base de tudo. É a  principal opção de vida para uma vida  melhor.
O câncer do colo uterino só se instala na mulher que quer, ou melhor, na mulher que não faz preventivo (papanicolaou). Essa mulher é aquela que habita as  regiões do Norte e do Nordeste brasileiro.
O principal vilão responsável pelo câncer do colo uterino é o HPV (papiloma virus humano). A infecção por este vírus ocorre pelo contato sexual e leva muito tempo (anos) para a doença se instalar. Baseado nessas informações concluimos que existe 2 maneiras de se livrar desta doença,  como usar  a famosa camisinha ou fazer o Papanicolaou. Esse exame é feito anualmente com coleta de material do colo do útero. O grande valor deste exame diz respeito ao estudo das células (lesões) que podem evoluir para o câncer do colo uterino. Neste casos o tratamento é realizado evitando o aparecimento desta doença. É uma arma que a mulher tem na sua mão para evitar o câncer.
No Hospital Ofir Loiola em Belém do Pará, os casos de canceres na mulher hospitalizada, o câncer  de colo do útero acomete quase a metades das mulheres, principalmente aquelas que são procedentes do interior do Estado do Pará.
Uma outra  abordagem no controle do câncer  do colo do útero é a Vacinação.
A vacinação pode proteger contra os principais tipos de HPV e que são responsáveis por mais de 80% dos casos de  canceres do colo de útero. Significa  dizer que a mulher imunizada também deve fazer o  exame preventivo (papanicolaou) anualmente.
Caso algum dia, o Projeto Brasil de Controle do Cancer  do Colo Uterino seja concretizado, esse projeto deverá ter início pelo Norte e Nordeste brasileiro. Esse projeto só está na minha cabeça e fica como sugestão para essa empleitada pela Vida.