segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Antenor Madeira: O Círio de Nazaré

Antenor Madeira: O Círio de Nazaré: O Círio de Nazaré em Belém do Pará, ocorre há mais de 200 anos no segundo domingo de Outubro e por razões óbvias, farei pequeno comentário s...

O Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré em Belém do Pará, ocorre há mais de 200 anos no segundo domingo de Outubro e por razões óbvias, farei pequeno comentário sobre essa procissão tão especial. Os comentários basicamente são 2 e que serão escritos abaixo.
No primeiro comentário torna-se importante  informar que desde as escrituras sagradas, Mateus 18:18, disse que "aquilo que liga-se na terra, será ligado no Céu, ou seja, aquilo que através da fé for por nós determinado, assim acontecerá, como também aquilo que por nós for desligado no nosso plano terrestre, também será desligado no plano espiritual. Eu não me canso de falar que o Círio não é só para ser visto. É para ser sentido. É emoção pura. O que Mateus escreveu constata-se na procissão do círio. As centenas de promessas pagas no Círio de Nazaré oriundas dessa ligações do nosso plano terrestre com o plano espiritual.
O Círio de Nazaré é exemplo puro de humildade, com caminhar com endereço certo, indo por ruas estreitas, largas, tortuosas, pessoas descalças, com fome, sede e apertados pela fé que gera uma energia indescritível.
O segundo comentário é sobre Maria, a mãe de Jesus. E o Círio é Maria, mãe da igreja católica e de todos nós. Antes, porém, falarei de outras Marias. As nossas mulheres. As nossas Marias. Vocês já observaram que as maiorias dos acompanhantes dos pacientes em hospitais são do sexo feminino? Nos casos das rebeliões dos presídios, quem está do lado de fora acompanhando o desenvolvimento desses atos? São mulheres? A mulher é diferente do homem. Ela protege melhor os seus filhos. É fácil também observar junto ao reino animal irracional. Eu sugiro a todos a assistir o filme de Mel Gibson " A Paixão de Cristo" e conhecer o olhar do cineasta sobre Maria de Jesus.
Maria era tão especial, que Jesus a entregou ao seu discípulo mais amado que era João, para a devida proteção. Porque João? Porque Maria era especial?
O Círio de Nazaré é parte dessa historia.