sexta-feira, 11 de julho de 2014

A copa do mundo da Fifa e o câncer no Brasil

Hoje, sexta-feira do dia 11 de julho de 2014 estou escrevendo sobre a copa de futebol da Fifa. Todos deslumbrados com o campeonato mundial. Festa todo dia. Nativos e residentes no Brasil com simpatia nunca visto. Praia e sol são receitas de alegria contagiante. Estádio lotados com jogos emocionantes com talentosos jogadores conhecidos ou não.
O jornal Daily Mail publicou algumas lições sobre a Copa do Mundo, que vale a pena referenciar tais observações, como:
1 - O Brasil deixou o guardião do futebol bonito. Na minha opinião, nosso futebol foi medíocre, sem inspiração e com muita pressão. Planejamento decadente e ultrapassado.
2 - Espetáculo mundo afora. Legal, não? Marketing excelente para o Brasil e brasileiros.
3 - A Vontade, a garra e a paixão não são capazes de ganhar jogos sozinhos. Também acho. Também acho que essas observações nunca ganhou copa de futebol.
4 - O futebol ofensivo veio para ficar.
5 - O poder da Fifa acabou. A entidade precisa ser reinventada. Concordo e que isso também seja trabalhado nas instituições nacionais. Não pode haver mandatos vitalícios com eleições já definidas previamente como ocorre até hoje.
6 -A Copa do Brasil talvez a melhor copa da historia e isso deve-se a seu povo, mas, de acordo com o jornal, não deveria ter sediado a competição por ter gastos bilhões em estádios e não ter investido em outras áreas.
7 - Existe futebol fora da Europa. Costa Rica e Colômbia demonstraram isso.
8 - A geração alemã deu certo independentemente do resultado final contra a Argentina.
A copa está terminando. E o amanhã, como será? Não estou falando dos elefantes brancos construídos. Não estou falando dos custos da copa. Estou sim, falando da vergonha das nossas prioridades.
Hoje, assistindo o Bom dia Brasil, assisti reportagem que me fez retornar a nossa realidade. Pacientes aguardando leito em UTI. Pacientes graves como se estivesse no leito da morte.
A copa é só um mês. E a nossa realidade. Será que teremos Copa da Saúde Pública? Copa da Educação? É mais vergonhoso o massacre da Alemanha ou a situação em que vivemos?
Eu vou torcer pela Alemanha pelo show de futebol, show de organização, show gestão e de alegria. Não vi estrelismo.
E o câncer, como entra nessa história?
Prioridade. Essa é a razão.
Vamos lá Brasil.