terça-feira, 24 de junho de 2014

O valor de um milagre no câncer do cérebro

Achei interessante uma historia que contarei a seguir.
Estava ouvido determinada rádio. O tema era religioso, tratando de um milagre ocorrido com uma criança com câncer no cérebro. Vejamos abaixo essa historia.
Essa historia aconteceu nos Estados Unidos da America.
Uma criança estava ouvindo o desespero dos pais comentado a dificuldade no tratamento de outra filha que estava com um tumor no cérebro.
Não tinham recursos para o tratamento era o tema da discussão.
A criança ficava sem entender. Os pais não tinham dinheiro para o tratamento da irmãzinha que morria de dor de cabeça.
A criança foi dormir pensando no desespero dos pais e na saúde da irmã que tanto amava.
Ela acordou antes de todos. Pegou o seu cofre de barro e jogou-o no chão. Contou as moedinhas totalizando um pouco a cima dois 2 dólares. Imediatamente foi na farmácia conversar com o farmacêutico. Esse por sua vez resmungava sem dar atenção a criança. O Farmacêutico estava com a visita de um irmão que morava na capital. Para ele era uma grande honra receber esse irmão. A criança insistiu na pergunta.
Quanta custa um milagre? Eu quero comprar um milagre
O farmacêutico respondeu. Não vendemos milagre. Vá para casa. A criança começou a chorar sem entender o que estava acontecendo. Porque não posso comprar um milagre? disse a menininha. Ela sabia que quase todas as doenças eram tratadas nessa farmácia. Eles tinham médicos, dentistas e farmacêutico.
Observando o que estava acontecendo, o irmão do farmacêutico  perguntou:
Porque o milagre, menininha?
Ela respondeu falando da discussão da noite anterior e que os seus pais não tinham recursos para o tratamento e que só um milagre salvaria a sua irmã.
Vendo o que estava acontecendo, ele fez outra pergunta:
Como você vai pagar esse milagre, menininha?
A menina mostrou as moedinhas que tinha guardado durante anos. Ela falou que era para usar tais recursos em casos de urgência.
O irmão do farmacêutico pediu a menina para conhecer a sua casa. E juntos foram conhecer a família e o mistério que estava para ser desvendado.
Conhecendo os problemas, disse aos pais que era neurocirurgião na capital e que levaria a criança para tratamento. Assim o fez. A criança ficou curada.
O milagre aconteceu.
Podemos quantificar o preço de um milagre?
Que milagre podemos esperar dos nossos pacientes com câncer?
Diminuir as filas de espera já é um milagre?
Gestão eficiente também podemos acreditar que seja um milagre?
Investimento nos fatores de riscos e diagnostico precoce também poder ser um milagre?