Eu resolvi escrever "alguma coisa" sobre câncer depois de ler a coluna do Juca Kfouri comentando sobre o Final da Copa do Mundo que ainda iría ocorrer no domindo passado (11 de julho) pevilegiando quem sabe jogar futebol como Iniesta, Xavi, Robben e Sneijder.
Sem clausuras, sem chilique, sem impostura religiosa, sem lealdade burras porque grupo são todos. Esse era o principal comentário do Juca nesse dia.
Para mim a seleção é do Brasil e não da CBF. A nação toda está em jogo. O nome Brasil é marca dos brasileiros e não da CBF. A CBF tem obrigação por zelar pela marca e compromisso e representar o Brasil com que temos de melhor.
E o câncer? Qual relação com Juca Kfouri?
É simples. O Juca viu como um bom brasileiro, que o futuro da nossa seleção era duvidoso nessa copa do mundo. Quem fuma cigarro também não tem futuro duvidoso com relação a saúde? O futuro do fumante está mais próximo do Câncer, das doenças do coração, do enfizema pulmonar, da impotencia sexual entre outras, não é? Qual o fumante residente nas capitais brasileira que não conhece os malefícios do uso do cigarro? E porque continuam a fumar?
A luta contra o tabaco não pode ter chiliqueiros. O fumante tem que saber que o cigarro faz mal para ele a para outros. Eles tem que respeitar o direito de não contaminar o ar com cigarro.
Gostei muito do comentário sobre a religião no esporte. A religião está em todo lugar e ela não é para confundir e sim para somar. Esse assunto também é igual ao tabagismo. As informações são para somar e quem sabe alguma atividade sobre tabagismo deve ajudar, apoiar,ensinar acreditando em um mundo melhor.
E com relação a lealdade burra comentada pelo Juca ? Eu vou te escolher porque és meu conhecido ou porque técnicamente és o melhor? E na luta contra o cigarro, quem é o Romário da saúde que chama a responsabilidade para sí, como el chamou? Você se lembra do Garricha e do Maradona? Todos tiveram momentos especias nessa épocas que chamaram essa tal de responsabilidades. E porque não existe uma seleção de Romarios que possam lutar contra esse grande malefícios à saúde?
Richard Bach disse que "somente o céu sabe os motivos e desenhos por trás de todas as nuvens e que você também saberá se erguer o bastante para ver além dos horizontes".
Tanto o futebol, como nas "coisas" da vida, iremos esperar pelo tempo de Bach.
Estive já por aqui e cá estou outra vez. Belo espaço para as letras e para remover este triste índice de leitura de 2 livros/ano por brasileiro. Na Argentina, são dezoito livros/ano.
ResponderExcluirTe convido a conhecer meus romances. Três deles estão disponíveis inclusive para serem baixados “de grátis”, em formato PDF.
Um grande abraço e boa leitura!
João Bosco Maia